A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a inconstitucionalidade de uma lei do Ceará que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural gerará protesto em Sergipe.
O protesto acontecerá neste domingo (16/10), a partir das 9h, na Orla de Atalaia, em Aracaju. A concentração acontecerá no Farol. “A concentração vai ser no Farol da Orla, na Coroa do Meio. Cerca de 70 caminhões com cavalos estão confirmados. Teremos a polícia, pelo menos uns 15 veterinários que vão acompanhar o protesto e ambulância. Vamos seguir até a Passarela do Caranguejo onde será realizado panfletagem. Somos a favor da vaquejada legal, sem maus-tratos”, detalha Guto Barreto, um dos organizadores do evento.
De acordo com o presidente da Associação Sergipana de criadores de Quarto de Milha (ASQM), as vaquejadas se adequaram e não há maus-tratos de animas, conforme apontou o entendimento do Supremo. Segundo ele, atualmente são comprados até rabos artificiais, que são colocados nos animais. “É preciso considerar o costume e tradição como um fator jurídico importante. Creio que é um momento ideal para discutir a normatização das vaquejadas no Brasil”, afirmou Henrique Menezes.