De acordo com o meteorologista do Centro de Meteorologia de Sergipe, ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), Overland do Amaral, a previsão climática para o fim de semana é de muita chuva em municípios da Grande Aracaju, Centro-sul, Agreste e Alto Sertão.
Conforme o meteorologista, desde a semana passada o sistema avança da Bahia em direção ao litoral sul sergipano e deverá perdurar até a segunda-feira, 03. “Trabalhamos com a possibilidade desse sistema desde a última semana. Tivemos diversas reuniões com a Força Tarefa de Combate à Seca, apresentei as previsões climáticas estendidas, de ontem, 29, até a segunda-feira, 03, tendo uma maior distribuição de chuvas no domingo e na segunda-feira. Mostramos a possibilidade desse sistema, que está desde a Bahia, e passa pelo sul do estado de Sergipe, por municípios como Tobias Barreto, Tomar do Geru e Itabaianinha, nas regiões Centro-Sul e Sul, mais especificamente nos municípios que fazem divisa com a Bahia”, explica.
Grande Aracaju
Na Grande Aracaju, Overland alerta que a maior distribuição de chuvas deverá ocorrer no domingo, 02, e segunda-feira, 03. “Há possibilidade de chuvas mais volumosas, que poderá impactar as marés. Chamo atenção da população e dos órgãos municipais, para uma inundação mais acentuada em Aracaju”.
Agreste e Alto Sertão
O meteorologista também não descarta a chegada de chuvas no Agreste e no Alto Sertão. “As chuvas que chegarão ao Agreste no domingo e segunda poderão chegar ainda ao Alto Sertão, ao longo do São Francisco”, comenta.
Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil está em alerta para a possibilidade de chuvas na cidade. O alerta foi feito pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Gilfran Mateus, ao prefeito Edvaldo Nogueira, que acionou as secretarias que integram o núcleo para que estejam em alerta caso a previsão meteorológica se confirme. “Há possibilidade de chuvas moderadas e até intensas para Aracaju. Estamos monitorando as áreas que já são consideradas de risco, e, sobretudo, a área do bairro 13 de Julho e regiões próximas, pois, caso as chuvas ocorram nos horários dos picos de maré, inundações poderão ser registradas na localidade, uma vez que o escoamento das águas ficará prejudicado”, explicou o tenente Mateus, em reunião com o prefeito.