Take a fresh look at your lifestyle.
Banner Hamlet Jornal de Sergipe

Saiba o passo a passo para se inscrever no Enem

Começa nesta segunda-feira (6), a partir das 10h, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. Confira algumas dicas e tire dúvidas.

Começa nesta segunda-feira (6) o período de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a prova é aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e serve de acesso para as principais universidades brasileiras e portuguesas. Os interessados têm até o dia 17 para fazer a inscrição.

As inscrições começam às 10h desta segunda e só podem ser realizadas pela internet, por meio da Página do ParticipanteO valor da taxa é de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 23 de maio.

No ato da inscrição, o estudante do último ano do Ensino Médio ou aqueles que já concluíram devem informar o número do CPF e a data de nascimento. Para a inscrição, é necessário informar um e-mail válido e uma senha, que será utilizada durante todo o processo do Enem.

Ainda na inscrição, o estudante deverá informar se pretende fazer a prova de inglês ou espanhol. Quem não se manifestar, terá de fazer a prova de inglês.

É também neste momento que o participante deve indicar a cidade onde deverá fazer a prova. O local escolhido não poderá ser alterado após o encerramento das inscrições, fique atento.

Quem precisar de algum tipo de atendimento especial ou específico durante a prova deverá informar no ato da inscrição. O atendimento específico é dado para gestantes, lactantes, idosos e estudantes em hospitais. Já o atendimento especializado é dado para quem tem algum tipo de deficiência física ou intelectual que sejam comprovadas com atestado médico.

Os participantes só terão a confirmação após o processamento do pagamento da taxa, que leva cinco dias. Os alunos do último ano do Ensino Médio de escolas públicas terão a confirmação da inscrição automaticamente ao final do processo.

Em caso de dúvida, vale entrar em contato com o Inep,  que disponibiliza o telefone: 0800-616161 para os participantes da prova.

Por Educação | R7.

DEIXE SUA OPINIÃO AQUI