O sócio-proprietário da Torre Empreendimentos Rural e Construção LTDA, José Antônio Torres Neto, foi preso no último domingo (09/04), em Salvador, durante a segunda fase da Operação Babel da Polícia Civil de Sergipe. A operação tem como objetivo investigar possíveis irregularidades nos contratos referentes à coleta de lixo em Aracaju.
“Na primeira fase da operação foram cumpridos mandados de busca. Com base neles, foram obtidas informações importantes sobre ações que eram realizadas na Emsurb, e isso gerou duas necessidades nessa etapa seguinte. Inicialmente ocorreu a prisão do proprietário da Torre, José Antônio Torres Neto, pois ele tinha ciência de um mandado de busca e apreensão de aparelhos smartphones utilizados por ele, mas optou deliberadamente em entregar outros aparelhos, tentando iludir a Polícia e a Justiça na primeira fase da operação. Em razão disso, houve nova expedição de busca de equipamentos pela 3ª Vara Criminal e a prisão preventiva decretada. Durante o cumprimento do mandado de prisão, novamente José Antônio tentou ocultar evidências, jogando o aparelho no lixeiro do local onde foi preso”, destacou Alessandro Vieira, delegado geral da Polícia Civil.
Além disso, foram afastados dos cargos que exercem José de Araújo Mendonça Sobrinho, presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); Márcio Zylberman, assessor de planejamento da Emsurb; Sylvia Emília Cardoso B. M. de Calazans, presidente da Comissão de Licitação; Rosenice Figueiredo Machado, procuradora chefe da Emsurb; José Roberto Gomes do Carmo, gerente operacional da Emsurb; e José Reinaldo de Souza, diretor de Limpeza Urbana da Emsurb. Os crimes investigados pela equipe de direção da Emsurb são os de fraude a processos licitatórios, estelionato (majorado) e associação criminosa.