O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o atual presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), Josetino Vitale, o Nitinho, foram citados no inquérito do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administrativa Pública (Deotap).
O inquérito foi instaurado para apurar possíveis irregularidades na contratação da empresa de coleta de lixo em Aracaju (SE) e foi entregue à Justiça na última quarta-feira (19). Nas considerações finais do inquérito, os delegados pedem que o Ministério Público apure a conduta do vereador Nitinho ao ter indicado pessoas para serem contratadas pela empresa Torre e consideram “passível de configuração de ato de improbidade administrativa”. (Nitinho é o presidente da Câmara e um dos principais artífices do arquivamento do requerimento da CPI do lixo).
De acordo com o inquérito, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, que atua no combate à lavagem de dinheiro, detectou saques suspeitos de elevadas quantias em dinheiro na boca do caixa. Os saques foram feitos pelo empresário da Torre, José Antônio Torres Neto e ocorreram nas vésperas do segundo turno das eleições municipais de 2016, aliado a contatos telefônicos mantidos com o então candidato a prefeito Edvaldo Nogueira, detentor de foro por prerrogativa de função, igualmente contrário à instalação da CPI do Lixo na Câmara de Vereadores.
Veja a lista dos 14 indiciados
– Alexsandro dos Santos (Dirigente do Sindilimp)
– José Antônio Torres Neto (sócio-proprietário da Torre)
– José Carlos Dias (Diretor da Torre)
– José da Silva Araujo Silva (Diretor da Torre)
– José de Araujo Mendonça Sobrinho, conhecido como Mendonça Prado (presidente afastado da Emsurb)
– José Reinaldo de Souza (Diretor da Emsurb, afastado)
– José Roberto Gomes do Carmo (Diretor da Emsurb, afastado)
– Júlio Cesar Flores Correia (ex-presidente da Emsurb)
– Lucimara Dantas Passos (ex-vereadora e ex-presidente da Emsurb)
– Marcio Zylberman (assessor da Emsurb, afastado)
– Rayvanderson Fernandes dos Santos (presidente do Sindilimp)
– Rosenice Figueiredo Machado (procuradora da Emsurb, afastada)
– Soraya Machado Torres (sócia da Torre)
– Sylvia Emilia Cardoso Barreto (presidente da Comissão de Licitação da Emsurb, afastada)