Os 15 vereadores investigados na Operação Indenizar-SE foram indiciados por crime de peculato (desvio de recursos públicos), falsidade ideológica e formação de quadrilha.
A Polícia Civil iniciou as investigações, em parceria com o Ministério Público Estadual, que apresentará denúncia contra todos os vereadores investigados. Também foram indiciados e denunciados o advogado Alcivan Menezes e os filhos Richard Leoni, Pedro Ivo e Alcivan Filho, que seriam responsáveis pelo desvio de quase R$ 5 milhões.
Impugnação das candidaturas
O promotor de Justiça Henrique Cardoso analisará a possibilidade de impugnação das candidaturas dos vereadores. “Como vocês sabem, eu também sou promotor eleitoral, e analiso a possibilidade jurídica de pedir a impugnação dos vereadores” , disse Henrique.
Ousadia
A ousadia dos vereadores Adelson Barreto Filho e Agamenon Sobral surpreendeu a equipe responsável pelas investigações. Eles teriam insistido no esquema de corrupção mesmo depois de iniciadas as investigações. “A prisão de apenas dois é em razão da situação esdrúxula que envolvem o corpo do conjunto probatório. Alguns cessaram a ilicitude, outros mantiveram, mas Tijói (Adelson Filho) e Agamenon radicalizaram montando novas estruturas criminosas para se apropriar dos recursos públicos. Adelson Filho, por exemplo, utilizou notas fiscais falsas, de empresas diferentes com mesma caligrafia; recibo de empresas diferentes com mesma assinatura; inscrição estadual se repetindo em notas diversas. Não tiveram ao menos o cuidado de apresentar documentos que aparentassem ser verdadeiros”, esclarece a diretora do Deotap, delegada Danielle Garcia.
Vereadores denunciados
Adriano Oliveira Adriano Taxista – (PSDB)
Agamenon Sobral – (PHS)
Agnaldo Feitosa – (PR)
Anderson Silva – (Anderson de Tuca – PRTB)
Jailton Santana – (PSDB)
Augusto da Silva (Agusuto do Japãozinho – PRTB)
Valdir Santos – (PT do B)
Ivaldo José – (PRTB)
Max Prejuízo – (PSB)
Daniela Fortes – (PEN)
Gonzaga de Santana – (PMDB)
Emmanuel Nascimento – (PT)
Roberto Moraes – (SD)
Renilson Félix – (DEM)
Tijói Barreto Evangelista – (Adelson Barreto Filho – PR)
Vereadores afastados
- Adriano Taxista (PSDB)
- Tijói Barreto Evangelista – (Adelson Barreto Filho – PR)
- Agamenon Sobral – (PHS)
- Agnaldo Feitosa (PMDB)
- Jailton Santana (PSDB)
- Augusto do Japãozinho (PTdoB)
- Valdir Santos (PTdoB)
- Daniela Fortes (PEN)
- Emmanuel Nascimento (PT)
- Renilson Felix (DEM)