A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Turismo, realizou na tarde desta quinta-feira, 26, a devolução de 50 aparelhos celulares recuperados durante a execução da primeira fase do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares.
Conforme explicita a delegada Luciana Pereira, a iniciativa é fruto de um termo de adesão assinado pelo secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Eloy, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em setembro do ano corrente, tendo por objetivo minimizar o prejuízo das vítimas de crimes de roubo e furto de aparelhos celulares.
O Protocolo Nacional, coordenado pelo (MJSP), visa fortalecer as investigações de roubos e furtos de celulares, promover a recuperação dos aparelhos e responsabilizar criminalmente os envolvidos em receptação. Na primeira fase ocorrida no estado de Sergipe, 160 pessoas foram intimadas para prestar esclarecimentos sobre a origem dos seus aparelhos.
Mariele Santos foi vítima de um roubo ocorrido há quatro meses, enquanto se deslocava por meio de transporte público, na zona Norte da capital. “Quando eu prestei o boletim de ocorrência, o delegado me orientou quanto aos procedimentos para reaver o mesmo número. Eu não esperava ter meu celular de volta, havia sido um presente de meu filho, e graças ao trabalho da polícia, tive ele de volta”, se alegra.
Para o ano de 2025, o projeto seguirá nas demais fases. “Hoje, estamos fazendo a entrega de cerca de 50 aparelhos não só para vítimas da capital, mas de todo o estado de Sergipe e outras Unidades Federativas. O objetivo é que essas ações continuem no ano de 2025, para tal, há um intercâmbio de ferramentas tecnológicas e expertises de instituições co-irmãs, para que cada vez mais aparelhos sejam recuperados”, finaliza a delegada.
No Brasil
No país, a notificação motivou mais de 2,6 mil pessoas que estavam em posse de telefones celulares furtados ou roubados a entregarem os aparelhos espontaneamente à Polícia Civil, em 11 das 27 unidades federativas. Os 2.606 aparelhos recuperados entre novembro e a primeira quinzena de dezembro deste ano estão sendo devolvidos aos seus donos originais.
Os estados aderentes ao Protocolo são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.